MAIS DO QUE FORNECEDORES: PARCEIROS

Nossa missão de oferecer o que chamamos de “comida de verdade” não seria possível se não escolhêssemos cuidadosamente os ingredientes que usamos em cada prato. Uma busca minuciosa, ao longo de nossa experiência de mais de dez anos em restauração, nos aproximou de produtores que comungam de nossos princípios.

O arroz que usamos tem a grife Volkmann, marca familiar voltada à produção de alimentos saudáveis. Vêm de sua fazenda, no interior do Rio Grande do Sul, o arroz biodinâmico, produzido sem agrotóxicos, adubos químicos ou conservantes.

Ele é armazenado, em casca, com controle da temperatura e umidade, dispensando o uso de inseticidas. A Volkmann preserva 35% da área total da fazenda, no município de Sentinela, com cobertura de mata nativa, e trabalha para ampliar a biodiversidade da paisagem local.

De volta à Serra fluminense, é dali que vêm os pães que usamos no Shanti. Artesanais, feitos com farinha de trigo orgânica, fermento natural e água da serra, os pães do Molino D’Oro, a panificadora orgânica do Sítio do Moinho, não levam corantes, sabores ou adoçantes artificiais, e são gostosos e de fácil digestão.

Também recebemos pães de uma marca que atravessa gerações. Ao decidir seguir o caminho da panificação, Henrique Mirabeau adaptou receitas para a farinha de trigo nacional orgânica, e relançou a Purus Panis, que os pais haviam criado na gaúcha Gramado.  Os pães artesanais de Henrique são feitos sem gordura, açúcar ou ingredientes de origem animal, como ovos, leite ou manteiga.

Outro ingrediente que nos orgulha oferecer no Shanti é o queijo de cabra do Capril DeVille. Tendo à frente o veterinário Rômulo CapdeVille, o capril começou as atividades em Visconde de Mauá e transferiu-se para Secretário, Região Serrana do Rio.

Há quase 20 anos, Rômulo cria animais da raça Saanen, com manejo orgânico. As três especialidades de queijos da DeVille são o Boursin natural, o Boursin com ervas Provence, e o Chèvre à L’Huille – bolinhas de queijo com pimenta rosa e ervas no azeite.

Para encerrar a refeição em grande estilo, contamos com o café orgânico Camocim, da fazenda de mesmo nome, pioneira na produção de cafés orgânicos e biodinâmicos no Espírito Santo. Em 2008, a fazenda recebeu a certificação Demeter, que identifica produtos biodinâmicos ao redor do mundo.

O método Biodinâmico garante que o cultivo do produto respeitou as regras da fertilidade do solo, das plantas, das sementes, e que sua fertilização foi feita em harmonia com os animais e o meio ambiente em geral, assegurando a diversidade da agricultura local.